quinta-feira, 30 de outubro de 2025


POR QUE O MATE SE CHAMA ASSIM?

Quando os conquistadores chegaram a estas terras, perceberam que os nativos praticavam o ritual de se juntarem para beber uma infusão aos que os Guaranis chamavam de "caiguá".  Esta expressão deriva dos vocábulos guaranis "káa" (erva), "e" (água) e "água" (procedência), o que pode ser traduzido em "água de erva".  A expressão "mate", nasce do vocábulo Quechua "matí", que significa abóbora, que é onde o mate estava sendo preparado.  O mesmo era tomado através de uma vara chamada "taquari", na qual se colocava uma semente afucada que fazia as vezes de filtro. Por extensão, os conquistadores chamaram assim a infusão produzida a partir da erva (ilex paraguaiensis). Estes tinham a crença de que era uma "erva do demônio" por desconhecer sua prática.  Além disso, eles defendiam que era uma bebida de preguiçosos, já que os nativos dedicavam várias horas por dia a este ritual.A erva-mate deve o seu sabor amargo aos taninos das suas folhas, é por isso que há quem goste de adoçá-la um pouco, e a espuma que é gerada ao cebar, é causa dos glicosídeos. Mate é mais do que uma bebida. É uma tradição que vence os costumes isolacionistas do crioulo e combina as classes sociais... e através dos tempos, foi o mate que fez a roda dos amigos, e não a roda que trouxe o mate. E não só isso, também é um símbolo para todos que se afastam do seu país natal (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Rio Grande do Sul) e encontram nele uma lembrança e um elo com a sua terra.  Fonte: Argentinissima 🇦🇷.Fonte de pesquisa: https://www.facebook.com/marcosdopampa


 

segunda-feira, 20 de outubro de 2025


Buenos dia apreciadores nativos e campeiros. Ótima Erva Mate  Premium de Buena qualidade, conserva o sabor , aroma e a cor nativa da Erva Mate. Adquiri no Stok Center - Viamão - RS.Av. Sen. Salgado Filho, 6700 

 

sábado, 17 de dezembro de 2022





Buenos dia Carissimos Irmãos e Irmãs de todas as Querencias. Um Bueno Mate para iniciar nossa lida e organizar o dia. Recebi do Carissimo Irmão Bento Augusto Z. B. de Toledo PR. Generosamente fez doação de sua coleção de pacotes de Erva Mate em torno de 359 pacotes de Erva Mate. Em minha coleção que iniciei em torno de 1993 e 1994. Lembro muito bem quando o meu Pai dizia: Guri vai no armazem e compra a Erva Mate São Rafael, esse foi o primeiro pacote que guardei, lembranças do meu querido papai e assim iniciou.
Em 1994 São Rafael(31dez 1994) -12d92) - Rei Verde(Ago 1994- Lote 067)- Elacy( Dez 1994-Lote 022)- Selva( Jan1994). E em 1993 ganhei o pacote da Erva Mate Frozza( fabricado em 12 Ago1993 com 02 anos de validade). Com muito alegria compartilho com os Irmãos que apreciam um Bueno Mate e conservam a Tradição Campeira. AOS POUCOS FOI PUBLICANDO OS DEMAIS PACOTES DE ERVA MATE. NÇAO TINHA NENHUM PACOTE COM A LETRA H SÓ FALTAVA ESSE PACOTE COM ESSA LETRA .AGRADEÇO A TODOS QUE ME ENVIAM PACOTES.


 

quarta-feira, 13 de outubro de 2021


  Bom dia a todos Caríssimos  Irmãos e Irmãs que apreciam um Bueno Mate no amanhecernativo.

Erva Buena de sabor acentuado  de um Mate Bueno. Adquirido no Baita Super em Viamão, cortesia do meu genro em 12/10/2021

sábado, 18 de julho de 2020

 Seguem mais esses pacotes Cortesia do Irmão de TOLEDO-PR. Nossa meta Amanhecer Nativo é chegar a 500 pacotes neste ano de 2020.







 Bom dia caríssimos Irmãos e Irmãs do RS-SC-PR - E outros Estados do Do Amanhecer Nativo ,cultivando a Tradição do Bom Amigo companheiro o Mate Amargo- Esses pacotes foram Cortesia do Irmão da Cidade de TOLEDO-PR. Nossa Meta é chegar a 500 pacotes ante final do ano de 2020. Agradecido fico.